Base de Conhecimento

Voltar

Gestão de acompanhamento de Pedidos


Se um dos seus focos com a Thinkr é vender Cursos e/ou Infoprodutos, então o módulo de Pedidos  será bastante utilizado por você, ele irá te auxiliar no controle e gestão de todas as tentativas de compras, sejam elas pagas, canceladas ou sem pagamentos.

Assim como todos os demais recursos da área administrativa, visualizar esse recurso e suas ações, dependem do seu nível de permissão. Para acessar a área com seu usuário administrativo basta seguir o caminho Vendas > Pedidos, e então você terá acesso a visualização padrão contendo os últimos pedidos realizados sem nenhum filtro ativo:

Acesso aos pedidos

Ao acessar o módulo, serão exibidos no topo da pagina algumas botões de ação gerais, são elas Filtrar, Exportar em CSV, Lista de Espera e Criar pedido, vamos te detalhar cada um deles neste artigo, além disso, para cada linha de pedido, você terá ações para editar ou somente visualizar, dependendo do seu nível de permissão.

Filtros e Exportação

Começando pelos Filtros, é possível fazer combinações diversas entre as opções e encontrar o grupo de pedidos desejado, com base no filtro será possível fazer a exportação, sempre que um novo filtro é submetido, sua exportação também será redefinida, gerando então um arquivo .csv, compatível com Excel e outros programas de planilhas:


Lista de espera

Este recurso foi desenvolvido para atender a uma necessidade bastante comum em cursos presenciais. Com ele, você tem a capacidade de gerenciar a limitação e liberação de vagas de forma eficiente. É possível cancelar todos os pedidos de uma vez ou liberá-los para pagamento individualmente, proporcionando maior flexibilidade e controle sobre a gestão de inscrições.

A configuração inicia com o curso do tipo "Presencial" e configurado o "Limite de alunos matriculados":


Após a matrícula dos 15 primeiros alunos, a curso inda permitirá a criação de recursos com o status "Lista de espera", que deve ser alterado para "Liberado" individualmente para os pedidos que quiser ativar a venda.

Criação de pedidos

Com sua conta TPay ativa, entre outras vantagens, é possível criar pedido diretamente via seu painel administrativo definindo o item que deseja (Curso, Pacote ou Produto), definir o aluno e opcionalmente informar se o pedido será gerada com algum desconto:

Após confirmar a criação do pedido clicando em "Salvar", na sua listagem de pedidos um novo item será adicionado, além disso o aluno receberá um email com o detalhamento de sua compra contendo o link "Realizar pagamento" destacado na imagem abaixo, que ao clicar o aluno será direcionado para a tela de pagamento:

Liberação e cancelamento de pedidos

Ao todo os pedidos na Thinkr possuem 8 status, são eles:

  • Pendente: O aluno, ao possuir um cadastro, e colocar o pedido no carrinho, automaticamente é criado um pedido, mas o status ficará como Pendente.
  • Aguardando pagamento: Quando o pedido é finalizado e está aguardando confirmação do pagamento.
  • Liberado: Pedido do aluno teve a confirmação de pagamento e a liberação acontece de forma automática.
  • Liberado Manualmente: Pedido foi liberado por um usuário da plataforma com permissão ao recurso de Pedido.
  • Bloqueado: Pedido bloqueado por um usuário com permissão ao recurso de Pedido.
  • Cancelado: Pedido cancelado por um usuário com permissão ao recurso de Pedido ou após o pedido realizado não ter confirmado o respectivo pagamento dentro de 7 dias.
  • Cortesia: Pedido liberado por um usuário com permissão ao recurso de Pedido em forma de cortesia.
  • Lista de espera: Status para o aluno que tentou fazer a compra de um curso presencial e as vagas já estavam lotadas e o administrador informou que aquele determinado curso teria lista de espera.

Artigos complementares:

Nós usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.