Não sabe que tipo de curso vender? Nós te ajudamos!

Não sabe que tipo de curso vender? Nós te ajudamos!

Postado em 26/05/2022

Não é de hoje que batemos na tecla que existe público e demanda para os mais variados tipos de curso no mercado brasileiro. Naturalmente, a facilidade de se capacitar sem sair de casa, pelo computador ou pelo celular, atrai muita gente.

No entanto, há nichos que são tendências e que tem sido mais procurados por quem busca se capacitar. E são nesses que vamos focar neste post.

Caso você ainda não tenha definido que caminho seguir, a lista abaixo pode ser uma luz no seu caminho. Confira! 







Marketing digital

A internet se consolidou como veículo para comunicação de massa e como um dos principais ambientes de negócio da economia atual.

A nova era de conectividade com base no marketing digital gera muitos frutos, e se transforma todo o tempo. Neste sentido, cursos que nos ajudam a compreender este universo e acompanhar suas tendências são bem populares.

A amplitude do tema também é um ponto positivo. No eixo do marketing digital, você poderá abordar estratégias de posicionamento nos mecanismos de busca, o papel das redes sociais no marketing, campanhas para Facebook, Instagram e WhatsApp, técnicas para aumentar vendas online, dentre muitos outros tópicos.

A dica é trazer seu diferencial e embasamento para que se "diferencie na multidão", atraia alunos e consiga vender seus cursos online de modo consistente. 

A verdade é que todos têm seu espaço. Faça testes, e pense estrategicamente. Por exemplo, ofereça um curso básico para divulgar módulos avançados.

E não se esqueça de manter-se atualizado e investir no relacionamento com o cliente: uma má experiência pode afetar sua imagem e afetar as vendas.

Curso de maquiagem

Assim como o marketing digital, vender cursos de maquiagem atrai muitos empreendedores e especialistas, além de ter grande apelo no universo online.

É possível ganhar dinheiro dando dicas, fazendo resenhas de produtos, montando seu curso online e divulgando em grupos especializados das mídias sociais.

É comum, por exemplo, vermos pessoas monetizando com conteúdos sobre maquiagem artística, profissional e "vendendo os passos" para ser um expert ou se auto maquiar.

A vantagem deste tema é que nem todos os produtores de conteúdo investem no campo de cursos online. Ou seja, se tiver uma boa ideia e for criativo, poderá ser pioneiro em algum nicho de maquiagem e ampliar seu potencial de crescimento. 

Além disso, essa é outra indústria em constante transformação. Diariamente, novas tendências surgem em produtos, tecnologias e técnicas, gerando novas pautas para um curso.

Inteligência emocional e comunicação empresarial

Importante tanto para vida pessoal, quanto para vida profissional, a inteligência emocional e comunicação são a base de qualquer relação humana.

As pessoas estão cada vez mais preocupadas em como transmitem suas mensagens e como suas emoções podem ajudar a manter o equilíbrio para conciliar uma rotina exigente.

Cursos de comunicação e ligados ao universo da inteligência emocional também atraem executivos de diversos segmentos por serem determinantes em negociações.

Neste sentido, uma boa estratégia pode ser a criação de cursos com viés corporativo ou modalidades digitais In Company com gravação em tempo real.

Coaching e Liderança

Ligado ao tópico anterior, a formação de novas lideranças é outra demanda crescente do mercado, tendo em vista as novas habilidades exigidas pela economia contemporânea.

Neste sentido, cursos que investem na formação multidisciplinar de líderes e executivos, em mentorias e coaching (treinamentos de desenvolvimento) estão em alta no país.

Se já for um profissional da área, você poderá investir em cursos sobre soft skills, desafios da liderança, como fortalecer seu poder de convencimento, dentre muitos outros tópicos para vender online seu conhecimento especializado.

Gestão e vendas

Os microempreendedores individuais (MEI) já representam uma fatia de 56,7% do ambiente de negócios brasileiro.

E o e-commerce foi um grande propulsor disso, uma vez que suas oportunidades e amplitude abrem espaço para vários tipos de empreendimentos.

E este é um público que, por sua vez, busca, de modo cada vez mais incisivo, aprimorar seus conhecimentos sobre gestão, operações administrativas. 

Diante disso, a demanda por capacitação em áreas como a gestão financeira ou gerenciamento de recursos humanos são excelentes apostas para quem deseja vender cursos online.

Os novos empreendedores buscam também conhecimentos de gestão contábil, sobre como emitir e gerenciar notas fiscais, como manter a saúde financeira de seus negócios e também como vender seus produtos.

Pensando no e-commerce, você poderá apostar em dicas para otimizar vendas com uma loja virtual, tendências do setor e até estratégias para ganhar dinheiro online.

Idiomas

Saber um novo idioma, hoje, já pode ser considerado um skills essencial para um mercado altamente globalizado. Além do inglês, cresce a demanda por chinês, espanhol e outras línguas europeias como o francês e o alemão.

Mas o interesse por idiomas vai além do mercado: além de ser divertido e interessante conhecer novas culturas, as pessoas também buscam aprender línguas estrangeiras para viagens.

O público é muito amplo, indo de crianças a adultos e turmas seniors. Assim, é muito importante definir personas, tendo claro que mercados quer atingir. Outro diferencial desta modalidade é a longevidade que um conteúdo pode ter na internet. 

Se o conteúdo for bom, dificilmente ele perderá sua validade e, além disso, poderá gerar recorrência, uma vez que os consumidores tendem a fazer cursos com durabilidades amplas e que poderão ser renovados por módulo. 

E aí? Será que aquele curso online sai do papel agora? Para começar você vai precisar de uma plataforma EaD. Vamos conversar?


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